Geralmente ao ouvirmos o termo Efeito Estufa temos uma reação negativa, pois associamos a aquecimento global, mudanças climáticas e desastres naturais como furacões, enchentes, secas, terremotos.
O que precisamos entender é que o Efeito Estufa é um fenômeno natural e fundamental para a vida em nosso planeta.
O Efeito Estufa é como se fosse um manto que impede que a energia solar que foi absorvida pelo planeta durante o dia seja totalmente dissipada, causando quedas bruscas de temperatura. Funciona como um regulador natural da temperatura média na superfície da Terra, mantendo-a em cerca de 15ºC.
Esse manto é composto pelos diversos gases do efeito estufa (GEE), como CO2 (dióxido de carbono), CH4 (metano) e N2O (óxido nitroso), e também por vapor d’água (H2O), todos eles naturalmente encontrados na atmosfera.
O aumento contínuo de fontes geradoras dos gases do efeito estufa (GEE), sem a devida absorção pelo planeta, através de sumidouros naturais, causa desequilíbrio, permitindo que maiores quantidades de gases circulem pela atmosfera aumentando a temperatura e, consequentemente, resultando em aquecimento global, mudanças climáticas e desastres naturais.
Acesse abaixo: