O aquecimento global é causado pelo aumento das emissões de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera oriundos das atividades humanas.
Desde a Revolução Industrial, passamos a gerar maiores quantidades de gases de efeito estufa (GEE) como CO2 (dióxido de carbono), CH4 (metano) e N2O (óxido nitroso) ao utilizarmos como fontes geradoras de energia o carvão e o petróleo.
Esses três gases e outros mais são naturalmente encontrados na atmosfera e, juntamente com a água, impedem que a energia do sol, que foi absorvida durante o dia pelo planeta, seja perdida, regulando assim a temperatura terrestre. Na natureza conhecemos esse fenômeno como efeito estufa.
Quando há mais emissões de gases de efeito estufa (GEE) do que o planeta consegue absorver em sumidouros naturais, há um desequilíbrio, levando então a um aumento de temperatura.
No longo prazo, todo o acúmulo de gases de efeito estufa (GEE) não absorvidos nos sumidouros naturais pelo planeta resultam em um aumento médio global da temperatura, e consequentemente no aquecimento global.
Acesse abaixo: