Amachains

Eventos climáticos: fatos conhecidos e documentados

Em 2018, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), órgão das Nações Unidas para avaliar as mudanças climáticas, em seu Relatório Especial alertou que não podemos permitir que a temperatura global suba mais de 1,5ºC em relação aos níveis de temperatura de antes da Revolução Industrial. As previsões são de que se a temperatura global aumentar 2ºC as consequências podem ser desastrosas e as perdas de biodiversidade e de habitat irreversíveis.

A cada ano as ocorrências de elevadas temperaturas se tornam cada vez mais frequentes, e tem causado diversos focos de incêndio. No qual, ocorrem geralmente a partir de intensa estiagem que reduz significativamente a umidade no solo, deixando-o mais seco, ou seja, mais propício à queimadas florestais.

Peter Buschmann for Forest Service, Usda. Incêndios florestais ocorrem nos hemisférios Norte e Sul. (ONU News)

A Nasa, agência especial norte-americana, através do projeto Climate 360º, divulga informações sobre os efeitos das mudanças climáticas no planeta. No site do projeto podemos ter acesso a imagens antigas e atuais para comparação, como veremos a seguir.

A geleira Muir está localizada no sudoeste do Alasca (EUA). A foto acima à esquerda foi tirada em 1941 e a foto à direita em 2004. Em apenas 63 anos a mudança na paisagem é espantosa.

A geleira Pederson também está localizada no Alasca (EUA), no centro-sul. A foto acima à esquerda foi tirada em 1917 e a foto à direita em 2005. As duas fotos foram tiradas no verão.

A montanha Mattlehorn está localizada nos Alpes, na fronteira entre Suíça e Itália. A foto acima à esquerda foi tirada em agosto de 1960 e a foto à direita em agosto de 2005. Um exemplo das mudanças climáticas no continente europeu.

A geleira Corey Kalis está localizada nos Andes, Peru, América do Sul. A foto acima à esquerda foi tirada em julho de 1978 e a foto à direita em julho de 2011.  Chuvas e secas extremas também causam mudanças na paisagem.

O lago Powell está localizado na fronteira entre os estados de Utah e Arizona, nos Estados Unidos. A foto acima à esquerda foi tirada em março de 1999 e a foto à direita em maio de 2014. A mudança na paisagem é resultado de secas extremas que vêm assolando os EUA nas últimas décadas. 

Um estudo liderado por pesquisadores da Universidade de Queensland, Austrália, publicado na revista científica Environmental Research Letters, mostrou que cinco ilhas, Kale, Zollies, Rehana, Kakatina e Rapita, que faziam parte das Ilhas Salomão, desapareceram completamente em decorrência da elevação do nível do mar. Foram analisadas imagens aéreas e de satélite tiradas no período de 1947 a 2014. 

De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), o ano de 2021 está entre os mais quentes da história, sendo o ano de 2016 o mais quente até o momento. Segundo o Secretário-Geral da OMM, “o ano de 2021 será lembrado por temperaturas que quebraram recordes de quase 50°C no Canadá, comparáveis aos valores registrados no deserto da Argélia”. 

Esses são apenas alguns exemplos de como a Terra está se transformando devido às mudanças climáticas e aquecimento global.

Deixe uma resposta

pt_BR