Quais são os principais Gases do Efeito Estufa (GEE)?

RSS
Twitter
Visit Us
Follow Me
LinkedIn
Share
Instagram

Os principais gases do Efeito Estufa (GEE) são dióxido de carbono (CO2), gás metano (CH4), óxido nitroso (N2O), gases fluoretados e vapor d’água (H2O). 

O dióxido de carbono (CO2) é incolor e não tem cheiro. O CO2 é também o mais conhecido e um dos mais abundantes. Pode perdurar na atmosfera terrestre por até mil anos e é responsável por aproximadamente 60% das emissões dos gases do efeito estufa (GEE). As maiores fontes de geração de CO2 são a queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, carvão mineral, gás natural), as queimadas e os desmatamentos, visto que as florestas são sumidouros de CO2. 

O gás metano (CH4) está em segundo lugar na emissão de gases do efeito estufa (GEE), respondendo por cerca de 20% das emissões, e pode perdurar na atmosfera terrestre por até 10 anos. As principais fontes geradoras de metano são a extração de petróleo e gás, a mineração de carvão e os aterros sanitários, atividades humanas responsáveis por 55% das emissões do gás. A fermentação de alimentos em animais ruminantes (boi, búfalo, carneiro, cabra) é responsável por 35% das emissões de metano. Os 10% restantes das emissões de metano são provenientes principalmente da decomposição do esterco e do cultivo de arroz. O poder do gás metano de aumentar a temperatura da Terra é 80 vezes maior que o do CO2. 

O óxido nitroso (N2O) é responsável por cerca de 6% das emissões de gases do efeito estufa (GEE) e pode perdurar na atmosfera por aproximadamente 120 anos. A principal fonte de emissão de N2O é uma atividade humana, a agricultura, através do uso de fertilizantes nitrogenados, cultivo do solo e tratamento de dejetos. Entre as fontes emissoras de N2O também estão as bactérias que vivem naturalmente nos solos e oceanos e que convertem nitrogênio em N2O. O poder do óxido nitroso de aumentar a temperatura da Terra é 280 vezes maior que o do CO2. 

Os gases fluorados não são encontrados naturalmente na atmosfera, são gases produzidos para atender às demandas das atividades humanas, principalmente industriais. Um dos mais conhecidos é o CFC (clorofluorcarbono) utilizado em aparelhos de refrigeração e aerossóis, considerado proibido devido à sua ação destruidora da camada de ozônio. Os gases fluorados são os hidrofluocarbonos (HFC), utilizados em sistemas de refrigeração para substituir o CFC, o hexafluoreto de enxofre (SF6), utilizado na indústria eletrônica, e os perfluorcarbonos (PFC), provenientes da produção de alumínio. São responsáveis por apenas 2% das emissões mas têm o poder de aumentar a temperatura da Terra, em um período de 20 anos, de 460 a 16.300 vezes maior que o do CO2. 

O vapor d’água (H2O) é um dos principais responsáveis pelo efeito estufa e é considerado o mais abundante gás do efeito estufa. Apesar de ser produzido de forma natural, é extremamente importante para o efeito estufa devido sua participação estar diretamente ligada ao aumento da temperatura. Quanto maior a temperatura maior a evaporação de água.

Acesse abaixo:

Deixe um comentário

pt_BR